A visão de futuro como ferramenta de gestão

Back to Blog

A visão de futuro como ferramenta de gestão

A visão de futuro como ferramenta de gestão

Todos nós sabemos que os instrumentos para o planejamento urbano da cidade são a Lei Orgânica e o Plano Diretor e muitos municípios não tem condições para aproveitar porque para ser eficiente na sua execução exige o desenvolvimento de uma capacidade gerencial que não ocorre de um dia para outro, precisa de capacitação, engajamento e tempo. E os maiores obstáculos para isto são as estruturas administrativas atuais.

            Então precisamos pensar em outras formas para se desenvolver pois o município sofre constantemente influências externas e isto significa que precisa se preocupar com o desenvolvimento econômico sustentável da cidade. E ai que não podemos ficar numa “bolha” pois o futuro não pode mais ser visto como uma continuação somente do passado, precisamos criar novas oportunidades que os Instrumentos legais que temos não deslumbram. E qual seria este instrumento que se adequar as novas transformações tecnológicas, econômicas e sociais entre outros?

Sim estamos falando de Planejamento estratégico. Sei que este instrumento foi desenvolvido para empresa privada, mas porque não podemos utilizar na área pública? Podemos sim mas com as devidas adequações que muitas Prefeituras deste país já utilizam o Planejamento Estratégico Municipal (PEM) e que usado no EUA desde da década de 80. E qual o principal foco do PEM? Diagnóstico, sem conhecer os dados não tem como planejar.

            Mas a pergunta que fica a todos nós. Porque não conseguimos fazer planejamento estratégico nos governos? Se todos nós sabemos da importância para o desenvolvimento tanto de uma empresa privada quanto pública?

            A resposta é muito simples e triste de dizer. É o caráter político do setor público. Onde os gestores administram temas de interesse politico e não assuntos municipais. E isto é o maior desafio a ser superado e espero que para as próximas eleições nós escolhemos gestores que tenham espírito publico e capacitação.

            Venho ressaltar que planejar a cidade é identificar o que a sua sociedade quer não esquecendo dos seus valores culturais históricos e não esquecendo das questões de inovação e redução das desigualdades.

Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Docente da Faculdade Pitágoras, Farmacêutica da Assistência Farmacêutica de Poços de Caldas-MG e Empreendedora Cívica da RAPS, aluna RenovaBR. Pré candidata do partido Cidadania.

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

Share this post

Back to Blog
× Como posso te ajudar?