Coronavírus e Mulheres: Vulnerabilidade das mulheres

Back to Blog

Coronavírus e Mulheres: Vulnerabilidade das mulheres

Esta semana a ONU publicou relatório que pontua o impacto para as mulheres da crise gerada pelo novo coronavirus, chamando atenção sobres várias pautas entre elas o aumento da dupla jornada aumenta vulnerabilidade das mulheres e a violência doméstica.

Sabemos que 70% das equipes de trabalho em saúde são formadas por mulheres, que também realizam a maior parte dos afazeres domésticos.

E o mais agravante o aumento da violência contra mulheres e meninas, especialmente a doméstica, no contexto de isolamento social necessário para conter o avanço do Covid-19.

Isto acontece devido ao aumento das tensões em casa.

Temos que garantir e assegurar que as necessidades das mulheres e crianças e que seus direitos essenciais sejam garantidos e todos juntos fortalecermos os esforços de prevenção, resposta e recuperação, mas para isto precisamos:

1) Envolver as mulheres em todas as fases da resposta e nas tomadas de decisão nacionais e locais, especialmente grupos de mulheres que estão recebendo o maior impacto das crises, como as trabalhadoras do setor de saúde, domésticas e trabalhadoras do setor informal, assim como as migrantes e refugiadas;

2) Garantir que as necessidades imediatas das mulheres que trabalham no setor da saúde sejam atendidas. Melhorar o acesso das profissionais de saúde a informações, equipamentos de proteção individual e produtos de higiene menstrual e promover modalidades flexíveis de trabalho.

Veja a íntegra do informativo em bit.ly/COVID19_Mulheres.

Share this post

Back to Blog
× Como posso te ajudar?