Em tempos de Covid-19, ter água na torneira é fundamental

De volta para Blog

Em tempos de Covid-19, ter água na torneira é fundamental

Em tempos de Covid-19, ter água na torneira é fundamental

A principal estratégia para evitar a transmissão da Covid-19 está em práticas de higiene, como lavar as mãos. O governo municipal vem tomando medidas para conter o avanço da pandemia na cidade, mas apesar das medidas existe um problema estrutural mais antigo que atinge boa parte da população: a falta de água.

De acordo com os dados do DMAE, 99% dos domicílios estão ligados à rede pública de água, mas observamos desde do ano passado através dos noticiários locais, são frequentes problemas com a falta de água nas residências. Um indicador que mostra o tamanho do problema é a perda de água. Em Poços de Caldas está em torno de 42%. O que significa isto? Por que existe tanto desperdício da água por aqui?

São vários os fatores, que vão desde vazamentos, redes degradadas, medidores que não detectam o volume utilizado. A falta de água e impactos da má gestão da água são exemplos dos efeitos das desigualdades expostas pela pandemia, que podem ser evitados com investimentos. Existem recursos financeiros para isto? Sim, o Governo Federal disponibilizou em torno de 28 milhões para o Programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto, uma obra de substituição de redes de água que abastece a cidade. Mas o que está acontecendo então?

Deixo um muito obrigada todos os servidores do DMAE que mesmo diante das dificuldades não mediram esforços para resolver os problemas. Isto se chama Espírito Público.

Em tempos de crise, a administração desse elemento essencial à vida deve ser redobrada.

Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Empreendedora Cívica da RAPS, Lider do Movimento Acredito, RenovaBR, membro da Associação Poços Sustentável-APS, Movimento Lixo e Cidadania.

Compartilhar este post

De volta para Blog