Medicamentos para hipertensão, diabetes, cardíacos e o COVID-19: Posso continuar a tomar?

Back to Blog

Medicamentos para hipertensão, diabetes, cardíacos e o COVID-19: Posso continuar a tomar?

Muitas pessoas estão preocupadas se os remédios para tratamento cardíaco, hipertensão, diabetes e inflamação podem piorar o quadro de quem for infectado pelo COVID-19.

Como vimos em vários artigos científicos e pelos informes dos órgão oficiais de saúde, os hipertensos estão entre o grupo de risco. Os medicamentos como Captopril, Enalapril, Lisinopril, Losartana por exemplo, podem resultar em elevação nos níveis da enzima conversora, conhecida como ECA-2, pois acredita-se que o vírus precisa dessa enzima no organismo para infectar os tecidos.

Oriento que pacientes que tenham diabetes, hipertensão ou insuficiência cardíaca e usam estes medicamentos e foi diagnosticado com novo vírus, tenham mais atenção e procurem seu médico.

Nenhum medicamento de uso contínuo deve ser o seu uso descontinuado sem orientação médica. Pois suspender o medicamento pode trazer gravíssimas complicações. É muito importante todos estarem com a saúde estável, pois assim caso venham a contrair o vírus, não terá tanto impacto negativo no quadro clínico.

As recomendações para impedir a infecção pelo novo coronavírus em idosos e pessoas que sofrem de doenças crônicas são as mesmas de todas as outras, mas os cuidados devem ser redobrados por causa de sua maior vulnerabilidade ao vírus e maior chance da covid-19 se agravar.

Referências:
Fang Lei, Karakiulakis G, Roth M. Area patients with hypertension and diabetes mellitus at increase risk for COVI-19 infection?. The Lancet. March 11, 2020

Share this post

Back to Blog
× Como posso te ajudar?