Novo FUNDEB: Para uma educação que precisamos. É importante e urgente

De volta para Blog

Novo FUNDEB: Para uma educação que precisamos. É importante e urgente

Novo FUNDEB: Para uma educação que precisamos. É importante e urgente

Hoje e amanhã será debatido e aprovado na Câmara e Senado Federal o Novo FUNDEB. E porque está sendo votado? Mas por que precisamos falar do Fundeb? Pois senão votarmos este novo FUNDED até dia 31/12 não teremos mais recursos para educação pública. O Fundeb é responsável atualmente por 50% de tudo que é investido por aluno a cada ano,

Mas o que é FUNDEB? É responsável pelo financiamento da educação pública do nosso país. Este recurso é responsável pela remuneração de professores e seja aplicada nas demais ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação básica pública.

E os resultados que temos hoje no aumento de matrículas de alunos nas escolas, se deve a uma rede de ensino mais democrática.

E porque está se falando tanto sobre o Fundo de Educação? Pois o Fundeb funciona como um mecanismo de redução da desigualdade, principalmente neste momento que estamos passando com esta crise sanitária, econômica e social, e a Educação foi uma das mais impactada

Atualmente não se discute a importância do FUNDEB, mas sim seu potencial de investimento e equidade! Essas são as questões determinantes para assegurar maior igualdade de acesso, permanência e aprendizagem aos estudantes, independentemente da condição social e da escola que frequentam.

O novo FUNDEB foi debatido por toda a sociedade que elaborou junto com a Câmara o relatório para ser aprovado esta semana, onde o Governo absteve de opinar. Então neste sábado enviou a sua proposta para o Novo Fundeb que surpreendeu a todos, pois descaracteriza o Fundeb totalmente.

O que deixou todos assustado foi a proposta de começar o novo FUNDEB somente em 2022. Depois de uma pandemia? Que gerou um impacto a educação, onde crianças ficaram sem aula e muitas sem alimentação? E agora que todos estão debatendo o planejamento do retorno as aulas? Mais do que nunca a educação vai precisar de recursos para tentar minimizar os impactos da pandemia no sistema educacional. Para as escolas públicas, o diagnóstico é que a educação sairá pior da pandemia do coronavírus. Esperamos que o Covid-19 tenha colocado a educação como prioridade para a sua reorganização, repactuação e retomada do desenvolvimento em todos os níveis, a garantia de que escolas públicas receberão cuidados mínimos, que se tornarão a diferença entre nenhum a menos em direitos ou quem vai manter privilégios. A escolha nos parece simples diante do legado que esta geração deseja deixar às seguintes.

A sociedade precisa estar junto na aprovação do FUNDEB, pois assim poderemos construir um futuro baseado no conhecimento com salas de aula sem superlotação para a manutenção da saúde e melhor desempenho dos profissionais da educação e dos estudantes e com salários condizentes com a responsabilidade de educar as crianças e os jovens.

Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Docente da Faculdade Pitágoras, Farmacêutica da Assistência Farmacêutica de Poços de Caldas-MG e Empreendedora Cívica da RAPS, aluna RenovaBR. Pré candidata do partido Cidadania.

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

Compartilhar este post

De volta para Blog