O SUS esta preparado para a Pandemia?

Back to Blog

O SUS esta preparado para a Pandemia?

O SUS esta preparado para a Pandemia?

Sou profissional de saúde do SUS há mais de 15 anos e venho acompanhando o crescimento e profissionalização deste nosso SUS. Eu questiono todos os dias. Há 2 ou 3 semanas atrás, fiz uma pergunta: Quando a onda chegar estaremos preparados?

Diante das perspectivas mais sombrias, não há dúvidas de que será o maior desafio em toda existência do sistema de saúde brasileiro. Com um corte no orçamento em 2020 para 136 bilhões de reais (eram 147 bilhões em 2019), a estimativa é que se prevê um gasto de 396 milhões de reais com novos leitos de UTI, equipamentos e recurso humano especializado.

Neste momento em que o novo coronavírus avança, o SUS ganha importância e é convocado a dar a resposta, aí que fica claro para todo mundo que ‘ainda bem que a gente tem o SUS’. A salvação se encontra nas mãos de um sistema sobrecarregado e severamente desvalorizado nos últimos anos, aqui não falo de orçamento.

Mas novamente questiono. Não deveríamos ter planejado melhor nosso SUS? Pois o SUS é a única opção para 70% da população, sobretudo na proteção dos mais vulneráveis.

Todos os dias ouvimos na imprensa que estão sendo adquiridos respiradores e leitos para o tratamento de casos graves da COVID-19. Nós sabemos que a reestruturação das UTI é fundamental, mas não adianta melhorar a atenção terciária, porque a porta de entrada é a atenção secundária e primária. E pensamos neles também?

Pois a melhoria do atendimento passa, pela valorização de quem presta este serviço, então o primeiro passo era compreender que valorizar o servidor é estratégico. É através da valorização do servidor e de um serviço público de qualidade que faremos do país ou do nosso município no qual escolhemos para viver um lugar melhor.

Outro gargalo do SUS é que continuamos a pensar no modelo assistencialista investindo em cirurgias e hospitais, mas deixamos de investir na base da pirâmide. Espero que no meio desta tragédia todos vejam a importância do Sistema Único de Saúde, que terá muitas dificuldades e ao mesmo tempo será nossa tábua de salvação. Estamos diante de uma oportunidade de reinventar a importância do SUS na vida de todos.

Mas se não houver um aporte de recursos financeiros para o SUS nos estados e municípios, pode ser reforçada a falsa visão de que o SUS é ineficiente. Caso haja uma correta irrigação de recursos e as equipes técnicas continuarem a dar as cartas, a imagem do SUS pode sair fortalecida desse episódio. Espero que isso aconteça.

É o momento de tomada de consciência para o coletivo, já que cada leito ocupado erroneamente e desnecessariamente pode ser a condenação para alguém que, efetivamente, precisa ser ali atendido. O Sistema único de Saúde, em sua universalidade, receberá à todas, e sem pensarmos nos demais condenaremos, socialmente, à todos.

Como profissional e gestor de saúde, eu milito para que o sistema tenha o seu valor reconhecido e reforçado

 

Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Docente da Faculdade Pitágoras, Farmacêutica da Assistência Farmacêutica de Poços de Caldas-MG e Empreendedora Cívica da RAPS, aluna RenovaBR, aluna do Centro de Liderança Pública, Pré candidata do partido Cidadania.

 

Share this post

Back to Blog
× Como posso te ajudar?