Poços de Caldas cai 260 posições em ranking nacional de transparência

De volta para Blog

Poços de Caldas cai 260 posições em ranking nacional de transparência

Poços de Caldas cai 260 posições em ranking nacional de transparência

 O município de Poços de Caldas caiu para a 548ª posição no ranking nacional da Escala Brasil Transparente, criada pela CGU (Controladoria Geral da União) para medir o nível de transparência das informações públicas de estados e municípios brasileiros. A queda foi de 260 posições. Na avaliação anterior, feita em 2018, o município ocupava a 288ª posição.

No ranking estadual, Poços de Caldas também regrediu. Passou da 39ª posição em 2018 para a 55ª no ranking atual.

Outros municípios do Sul de Minas estão em melhores colocações. Varginha está em 3º lugar no ranking mineiro e em 37º no nacional. Já Pouso Alegre ocupa a 9ª posição em Minas e a 155ª no Brasil.

Foram analisados dados de todas as capitais e cidades com mais de 50 mil habitantes, num total de 691 municípios. As informações dessa edição do ranking são referentes ao segundo semestre de 2020.

A pesquisa avalia como o município divulga suas informações ao público em geral. São considerados o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI), critérios de transparência ativa e transparência passiva, dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas e servidores, entre outros.

Além disso, também é verificada a existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e como esses pedidos foram atendidos.

 

Yula Merola é farmacêutica, professora universitária e gestora pública da Prefeitura de Poços de Caldas (MG). Pesquisadora de pós-doutorado pela Unifal, doutora pela Unicamp, especialização em Farmácia Clínica e Gestão Ambiental.

Compartilhar este post

De volta para Blog