Retribua o Carinho com Respeito

Back to Blog

Retribua o Carinho com Respeito

Todos sabem que desde o início desta pandemia, nós profissionais de saúde estamos na linha frente para cuidar e atender a todos.
Merecemos ser respeitados.

Desde terça feira, algumas equipes assistências pelo Brasil, tem sofrido ofensas verbais e retaliações para não entrarem nos ônibus ou supermercados.

Então mais do que nunca, queremos amor e solidariedade mas precisamos de proteção!

Nós profissionais de saúde, todos sem exceção, e os demais que compõe a cadeia assistencial, estamos nos dedicando ao máximo neste momento que enfrentamos uma crise mundial.

E estamos nos colocando em alto risco para o COVID-2019.

À medida que a pandemia se acelera, o acesso a equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde é uma preocupação importante.

A equipe médica é priorizada em muitos países, mas a escassez de EPIs foi descrita nas instalações mais afetadas. Além das preocupações com a segurança pessoal, os profissionais de saúde estão receosos pela possibilidade de transmitir a infecção para suas famílias.

Aqueles que cuidam de pais idosos ou têm crianças pequenas estão drasticamente afetados pelo fechamento da escola, políticas de distanciamento social e interrupções na disponibilidade de alimentos e outros itens essenciais.

É vital que os governos vejam os trabalhadores da saúde não apenas como força de trabalho, mas também como seres humanos, com toda a complexidade que isso envolve.

Na resposta global, a segurança dos profissionais de saúde deve ser garantida. A provisão adequada de EPI é apenas o primeiro passo; outras medidas práticas devem ser consideradas, incluindo o cancelamento de eventos não essenciais para priorizar recursos; fornecimento de comida, descanso e apoio familiar; e apoio psicológico.

A sociedade e o governo precisam entender que agora os profissionais de saúde são os recursos mais valiosos que dispomos.

Trechos do texto foram extraídos do Editorial, de hoje, da The Lancet Journal. COVID-19: protegendo os profissionais de saúde. Vol 35, Ed 10228, março, 2020.

Share this post

Back to Blog
× Como posso te ajudar?