Sobre

Pré-candidata pelo partido Cidadania

Yula de Lima Merola

Brasília, Distrito Federal, 20 de outubro de 1971


Bacharel em Farmácia Bioquímica pela UNESP, Doutora em Ciências pela UNICAMP, MBA em Gestão Ambiental e especialista em Farmácia Clinica, pós graduanda em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Publica-CLP.


Carreira Acadêmica

Docente universitária desde 2002 do Centro Regional Universitário de Espirito Santo do Pinhal, Unicamp, PUCMinas, Unifenas e Kroton Educacional. Desde 2011 docente da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas-Kroton. Foi coordenadora do Curso de Farmácia e da Pós Graduação em Farmácia Clínica da Faculdade Pitágoras.

Carreira Pública

Iniciou a carreira política como autoridade sanitária da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Poços de Caldas em 2003. Em 2005, convidada para a Coordenação de Vigilância Sanitária e subseqüente em 2008 para a Coordenação da Vigilância Epidemiológica. Em 2011 recebeu o convite para gerenciar a Diretoria de Vigilância em Saúde, onde implantou novos indicadores e processos.

Participou do projeto de pesquisa inédito no Brasil sobre radiação natural em parceria com o INCA, SESMG e CNEN. Em 2016 foi para Assistência Farmacêutica no município, onde auxiliou ma reestruturação da dispensação de medicamentos, com a instalação da Central de Abastecimento Farmacêutico, a Farmácia Hospitalar da UPA, a informatização das farmácias municipais, a criação da Comissão Farmácia e Terapêutica e Núcleo de Segurança do Paciente, com a implantação de protocolos para o uso racional de medicamentos e o melhor acesso dos medicamentos pela população. Realizou campanha sobre descarte correto de medicamentos e capacitações aos profissionais de saúde.

Em 2018 foi eleita Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais para mandato de 02 anos e conselheira pelo CRFG para mandato de 4 anos. Como presidente do CRFMG implantou na autarquia federal Lean Mentoring e gestão eficiente e trouxe transparência ao órgão com novas práticas de gestão.

Hoje é Pré-candidata a mandato executivo de Poços de Caldas, MG, para as eleições 2020.

Liderança Profissional

Empreendedora Cívica da Rede de Ação política pela Sustentabilidade-RAPS desde 2013, foi Presidente da Associação Poços Sustentável e atualmente membro da APS e membro do Movimento de lixo e cidadania. Colaboradora na implantação da Cooperativa de materiais recicláveis- Ação Reciclar e colaboradora da construção da lei municipal de Coleta seletiva de Poços de Caldas e auxiliou a criação da Cooperativa de coleta de óleo- COOPERGORE, que resultou na conquista de prêmios: Premio Santander Universidade Solidária- 2015, Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social- IV Fórum de Responsabilidade Social da TV Alterosa, Diploma Mérito Comunitário- União das Sociedades Amigos dos Bairros, Diploma de Destaque Nacional em Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Desenvolvimento sustentável- Instituto Biosfera e Menção Honrosa- Projeto Educação e Participação dos Atores Sociais no Desenvolvimento de um Modelo de Gestão dos Resíduos em Poços de Caldas- 3º Benchmarking Ambiental Brasileiro

Vida Pessoal

Segunda filha de três irmãs. Yula vem de uma família de origem italiana e espanhola. Ela tem 02 filhos: Bruna, 25 anos e Luiz Fernando, 21 anos.
Casada há 25 anos com Luiz Eduardo Mendes, de 52 anos.

× Como posso te ajudar?