A mudança que vem das mulheres: A importância de promover a liderança feminina em 2021
A mudança que vem das mulheres: A importância de promover a liderança feminina em 2021
As eleições 2020, para nós mulheres foi marcante, tivemos um recorde de candidaturas femininas na disputa pelas prefeituras e câmaras municipais. Não tivemos um aumento ainda expressivo, mas houve uma ascendência na participação feminina nos processos eleitorais.
Esses resultados, apesar de tímidos, mostraram o compromisso feminino em desafiar o sistema partidário, que ainda é mais duro com elas. A questão é que, para que possamos avançar o envolvimento precisa ser contínuo – e não só em ano eleitoral. Esse será o nosso projeto para 2021.
Todos nós já sabemos que a igualdade de gênero e a participação feminina na política têm impacto relevante no desenvolvimento, promovem a estabilidade econômica e possibilita atingir resultados mais democráticos.
Mas o que podemos fazer? Se fazer mais presentes em movimentos sociais e políticos. Porque as cotas abrem espaço para as mulheres, mas, por si só, são muitas vezes insuficientes. Precisamos de muito mais
Precisamos trabalhar para aumentar a participação e a liderança das mulheres em todos os espaços de poder.
Em 2021, mesmo sem eleições, vamos continuar o trabalho de exigir ações concretas, cobrar maior comprometimento de quem já está no poder.
Vamos cobrar da Câmara de Vereadores que em 2020 elegeu somente 02 mulheres que eles legislam também para grupos mais vulneráveis. Vamos questionar o prefeito, se ele não formar uma equipe mais diversas e vamos estimular lideranças femininas a investir na política. Não podemos continuar a ter apenas pioneiras; devemos trabalhar para que a paridade se torne padrão.
FELIZ 2021
Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Empreendedora Cívica da RAPS, Lider do Movimento Acredito, RenovaBR, membro da Associação Poços Sustentável-APS, Movimento Lixo e Cidadania.