Dia Internacional Contra a Corrupção – o que estamos combatendo e o que temos de comemorar?

De volta para Blog

Dia Internacional Contra a Corrupção – o que estamos combatendo e o que temos de comemorar?

Dia Internacional Contra a Corrupção – o que estamos combatendo e o que temos de comemorar?

Hoje dia 9 de dezembro é celebrado o Dia Internacional contra a Corrupção. E nós temos o que comemorar? Só para se ter uma ideia, tem mais de 16 mil processos de apuração de crimes de corrupção, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro tramitando, na Justiça Federal e nos tribunais superiores.  Onde o crime de improbidade administrativa é responsável pela maioria dos processos

Mas, de forma prática, o quanto e como a corrupção afeta os setores? O que é corrupção? É abuso de poder. E as consequências desta corrupção todos nós sabemos: má qualidade do serviço público ou em casos mais graves, o risco à vida.

Este ano nas eleições não foi tema dos debates políticos. Porque acabou a corrupção? Acredito que não. Acredito que a população cansou e perdeu a perspectiva política. Não estamos falando da luta contra bem e mal, devemos pensar no combate a corrupção numa questão de cidadania. Observamos a voz da população através das urnas com 30% da população não indo votar. Descredito na política, nas instituições. Triste….

Mas tenho uma boa notícia, tem muita gente boa trabalhando no combate a corrupção. É uma tarefa árdua que requer muito esforço e abnegação. É um grande desafio. São inúmeras as dificuldades.

Sei que ainda não temos muito o que comemorar, mas sempre olho para copo cheio de água e nunca vazio. Nós evoluímos muito nas ações anticorrupção, através da lei anticorrupção, portais da transparência sendo monitorados por organizações sociais e a ações do MPF.  Sei que falta muito ainda, é verdade. O exercício da cidadania e do controle social da gestão pública ganhou relevância e visibilidade com novas ferramentas de mobilização como a internet e as redes sociais.

Vamos em frente

Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Empreendedora Cívica da RAPS, Lider do Movimento Acredito, RenovaBR, membro da Associação Poços Sustentável-APS, Movimento Lixo e Cidadania.

Compartilhar este post

De volta para Blog