Covid-19: Reflexão e Desafios de pensar no meio ambiente pós-isolamento

Back to Blog

Covid-19: Reflexão e Desafios de pensar no meio ambiente pós-isolamento

Covid-19: Reflexão e Desafios de pensar no meio ambiente pós-isolamento

     A pandemia fez todos nós mudarmos os nossos hábitos e da sociedade, com o fechamento do comércio, indústria e na redução do número de veículos nas cidades resultando na diminuição de emissão de CO2. Mas tivemos outros efeitos, como estamos mais tempo em casa, aumentou a geração de resíduos.

     O efeito colateral da pandemia é que o meio ambiente se beneficiou hoje em muitos lugares do mundo circulam fotos com o céu mais limpo e menos poluído. Pesquisadores da Universidade de Columbia relatam que houve uma redução em torno de 25% das emissões de poluentes em grandes centros urbanos.

    Então é possível reduzir as emissões de gases no mundo? Sim, mas o nosso desafio, depois que passar esta fase de isolamento social e com a preocupação da retomada da economia, voltemos a produzir mais e assim aumentamos as emissões.

 Uma reflexão: Vamos continuar a insistir em estratégias erradas?

    Como ignorar fontes de energia renováveis e os compromissos de redução das emissões de efeito estufa estabelecidos no Acordo de Paris.

   E é claro que para superar a crise econômica deve realizar investimentos maciços mas que girem em torno de “princípios ecológicos.

     Na verdade não sabemos o que vai acontecer, mas pode ser que essa crise nos force a rever a maneira como vivemos, talvez com menos danos ao meio ambiente.

    E não sou nem eu que estou dizendo, são os economistas mesmos. A principal conclusão do fórum econômico mundial foi que a maior ameaça à economia hoje é a crise climática

     Conversando com uma amiga Flavia do CLP, doutora em mudanças climáticas, fez este questionamento: “Ai eu questiono e me impacto quando as pessoas me perguntam quando voltaremos ao normal. Foi justamente o “normal” que nos trouxe até aqui. Nós temos que nos perguntar como queremos que seja o novo normal”

Esta pergunta que deixo para todos nós. Como vamos construir sistemas melhores do que esses que permitiram que essa crise existisse?

As boas escolhas em como aplicar recursos, passada a pandemia devem estar entre os tópicos pelos quais os líderes serão cobrados.

Autoria: Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Docente da Faculdade Pitágoras, Farmacêutica da Assistência Farmacêutica de Poços de Caldas-MG e Empreendedora Cívica da RAPS, aluna RenovaBR. Pré candidata a Prefeitura de Poços de Caldas.

Share this post

Back to Blog
× Como posso te ajudar?