Poços de Caldas cai 260 posições em ranking nacional de transparência
Poços de Caldas cai 260 posições em ranking nacional de transparência
O município de Poços de Caldas caiu para a 548ª posição no ranking nacional da Escala Brasil Transparente, criada pela CGU (Controladoria Geral da União) para medir o nível de transparência das informações públicas de estados e municípios brasileiros. A queda foi de 260 posições. Na avaliação anterior, feita em 2018, o município ocupava a 288ª posição.
No ranking estadual, Poços de Caldas também regrediu. Passou da 39ª posição em 2018 para a 55ª no ranking atual.
Outros municípios do Sul de Minas estão em melhores colocações. Varginha está em 3º lugar no ranking mineiro e em 37º no nacional. Já Pouso Alegre ocupa a 9ª posição em Minas e a 155ª no Brasil.
Foram analisados dados de todas as capitais e cidades com mais de 50 mil habitantes, num total de 691 municípios. As informações dessa edição do ranking são referentes ao segundo semestre de 2020.
A pesquisa avalia como o município divulga suas informações ao público em geral. São considerados o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI), critérios de transparência ativa e transparência passiva, dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas e servidores, entre outros.
Além disso, também é verificada a existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e como esses pedidos foram atendidos.
Yula Merola é farmacêutica, professora universitária e gestora pública da Prefeitura de Poços de Caldas (MG). Pesquisadora de pós-doutorado pela Unifal, doutora pela Unicamp, especialização em Farmácia Clínica e Gestão Ambiental.