A lição que a natureza nos deixa em tempos de pandemia
A lição que a natureza nos deixa em tempos de pandemia
Hoje é dia mundial do meio ambiente e da reciclagem. E em tempos de pandemia a natureza foi beneficiada com o nosso isolamento social.
Mas a pergunta que fica.
Impactos momentâneos ou nova normalidade?
Pois sabemos que a nossa relação com a natureza não vem sendo a das melhores
Há muito tempo a natureza já vinha pedindo socorro. E fica a nossa preocupação e de muitos pesquisadores como Fabricio Carvalho que acredita que esssa quarentena é pura e simplesmente uma imposição forçada por um problema de saúde pública. Isso é muito momentâneo e, assim que a pandemia acabar, as coisas voltam ao normal
Mas também temos ambientalista otimista que acreditam que teremos um novo modelo de sociedade que terá mais consciência ambiental que terá mais respeito ao planeta e ao próximo.
E sabemos que teremos que ter, pois já esta bem claro que esta pandemia e muitas outras que podem surgir são conseqüências dos impactos ambientais causados pelo homem e sabemos que para impedir o surgimento de zoonoses, é fundamental focar ações para minimizar as ameaças aos ecossistemas e à vida selvagem, entre elas, a redução e fragmentação de habitats, o comércio ilegal, a poluição, a proliferação de espécies invasoras e, cada vez mais, as mudanças climáticas.
Então esperamos que esta pandemia tenha nos ensinado que temos que viver em harmonia com o nosso habitat
O ser humano tem sido o maior problema do planeta Terra; ele terá essa única chance de mudar o seu status para algo mais humano.
Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Docente da Faculdade Pitágoras, Farmacêutica da Assistência Farmacêutica de Poços de Caldas-MG e Empreendedora Cívica da RAPS, aluna RenovaBR. Pré candidata do partido Cidadania.