Como os cortes de orçamento de pesquisa científica afetam nós cientistas e a população

Back to Blog

Como os cortes de orçamento de pesquisa científica afetam nós cientistas e a população

Vocês sabiam que 90% da produção científica brasileira é feita nas universidades públicas?

Mas porque mesmo assim as Universidades e a Ciência vem sofrendo estes cortes?

Um país que não investe em educação e ciência é um país atrasado economicamente e empobrecido. E não é isto mesmo que este Governo quer?

Mas o que a população ter a ver com isto? Se não sou professor ou cientista?

Todos nós somos impactos quando os recursos da educação são cortados

Sem recursos para ciência não a possibilidade de estudar medicamentos novos para tratamento de doenças raras, câncer e até mesmo novas vacinas. Mas os impactos não são somente na área de saúde pública, impacta todas as áreas, como de tecnologia e agronegócio e consequentemente impactando na economia do pais e fará que os avanços demorarem muito mais.

Os investimentos em pesquisas, contribuem para a diversificação da economia, para melhoras nas condições socioeconômicas do país, para o surgimento de tecnologia de ponta e para o aumento do conhecimento humano como um todo.

Estes cortes criam efeitos negativos a curto, médio e a longo prazo. Senão reverter esta situação rapidamente observaremos a elitização das universidades públicas e fuga de cérebros, pois um dos programas mais ameaçados com isso foi o apoio a estudantes de baixa renda, que muitas vezes estudam em cidades distantes de seu lugar de origem e dependem de auxílios para poder terminar seus estudos. Essa verba vem diretamente dos orçamentos das universidades, mas com os cortes, o número de estudantes apoiados caiu vertiginosamente.

E para nós cientista não sabemos o que acontecerá, pois muitos de nós vivem de bolsa mestrado e doutorado e sem perspectivas muitos irão abandonar as pesquisas e outros irão embora do país, além disto sem recursos não possibilidade de aquisição de equipamentos, computadores, insumos para os laboratórios, ou até mesmo a compra de mesas e cadeiras

Sem dinheiro os cientistas não sabem se vão poder contar com o dinheiro que já havia sido prometido. Imaginem um laboratório de pesquisas de vacinas sem dinheiro para comprar os reagentes, sem poder fazer seus experimentos

“Sem ciência própria, um país empobrece” Alicia Kowaltowski.

Dra Yula de Lima Merola: Pesquisadora de Pós Doutorado da Unifal e Especialista em Gestão e Liderança Pública

Share this post

Back to Blog