Desafio do Empreendedorismo feminino

De volta para Blog

Desafio do Empreendedorismo feminino

Desafio do Empreendedorismo feminino

Nós mulheres estamos lutando há anos por igualdade social e por mais espaço no mercado de trabalho. Mas, apesar dos grandes avanços e conquistas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. Essa luta, entretanto, tem um importante aliado: o empreendedorismo feminino.

Pesquisas apontam 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que, em 2018, elas já éramos 34% dos “donos de negócio”. E como isto impacta na vida das mulheres e da sociedade?

O empreendedorismo feminino é uma das chaves para que cada vez mais mulheres decidam sua própria história e desenvolvam carreiras sustentáveis, inspirando e ajudando outras a também potencializarem suas rendas. Além de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, transforma também as relações sociais. Quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentar.

Mas temos ainda muitos desafios: Preconceito, dupla jornada e autoconfiança. Sim, nós temos medo de fracassar.

O empreendedorismo feminino colabora para a construção de uma sociedade mais justa na medida em que gera oportunidades de liderança para as mulheres. Assumir o próprio negócio é uma forma de empoderamento e de ascensão para cargos de liderança, com o potencial de colaborar para a modificação desse quadro de desigualdade.

Dra Yula de Lima Merola: Pesquisadora de Pós Doutorado da Unifal e Especialista em Gestão e Liderança Pública

Compartilhar este post

De volta para Blog