O que você pessoa branca pode fazer na luta antirracista
O que você pessoa branca pode fazer na luta antirracista
Sabemos que a população negra sente de maneira mais profunda os efeitos do racismo. O protagonismo da luta contra o racismo é da população negra.
E como o branco pode atuar na luta antirracista? Primeiro tem que saber que tem vantagem estrutural na sociedade brasileira, e a sua falta de percepção sobre seu próprio pertencimento a um grupo social que possui privilégios dificulta a participar da luta antirracista.
Os brancos podem e devem ser aliados importante. Mas infelizmente de forma geral o comportamento da população branca brasileira diante da questão racial é Negar o racismo. Dizer que racista é o outro, nunca você mesmo. Acreditar na democracia racial, ou seja, na ideia de mérito, de que, se esforçando, brancos e negros teriam as mesmas chances. E silenciar e deslegitimar a denúncia da população negra.
A contribuição do branco na luta antirracista passa, primeiro, por um processo do branco ter que reconhecer o quanto essa estrutura que a gente vive beneficiou os brancos, para que entenda que as políticas públicas de cotas e inserção não são favores. É um direito de uma população que foi expropriada durante anos e anos.
É uma causa para os outros? Não! Uma causa que envolve um projeto de país, um projeto de nação. Trata-se de um projeto de vida coletiva. No Brasil não há como pensar minimamente em sociedade igualitária sem pensar a questão racial. Quem desconsidera o racismo como estruturante das desigualdades sociais brasileiras não compreendeu nossa história, tampouco o legado da escravidão.
Dra Yula de Lima Merola: Pesquisadora de Pós Doutorado da Unifal e Especialista em Gestão e Liderança Pública