Porque as políticas públicas falham ou não dão certo

Back to Blog

Porque as políticas públicas falham ou não dão certo

Porque as políticas públicas falham ou não dão certo

Todos os dias, em jornais, TV e redes sociais lemos entrevista de agentes políticos sobre projetos de lei ou programas, com o objetivo de melhor a vida das pessoas. Mas sempre surge um ponto de interrogação na nossa cabeça. Mas o que estas Políticas Publica têm a ver comigo? Estes projetos ou ações tem por objetivo resolver um problema público. Até ai tudo bem, pois é dever do Estado a implementação de Políticas Públicas.

Mas quando debruçamos sobre estes projetos observamos que falta um item básico:  A base esta bem estruturada? De boas ideias o mundo está cheio.

Quando temos um vazamento no banheiro da nossa casa, não adianta pintar a parede senão consertamos o vazamento, pois o problema vai voltar. E este é o tema deste artigo, porque “estas” politicas publicas eleitoreiras ou de governo falham ou não dão certo.

Estas Políticas Públicas são práticas comuns de governos e sempre falham na sua implementação. E porque isto acontece? Simples: falta de estrutura e Governança.  Para que políticas públicas sejam implementadas e a sociedade beneficiem, é preciso que a Sociedade e os executores das políticas públicas sejam ouvidos. Simples não acham? E porque isto não acontece?

O maior problema, o maior responsável é o Sistema, e poucos falam nisso. O que é este sistema? É o conjunto de interesses políticos. E deveria ser interesse social.

Não adianta implantar ciclovias ou ciclofaixas senão temos um Plano de Mobilidade Urbana. Não adianta implantar remédio em casa, senão não temos estrutura adequada para guarda de medicamentos, não temos informatização ou mesmo pessoal para sua execução. Não adianta criar praças e parques se a comunidade não ocupar estes espaços.

Porque é difícil fazer a coisa certa? Porque há interesses políticos  e o CLIENTELISMO.  A situação é muito mais perversa do que aparenta e existem mecanismo para esconder a verdadeira face. Ou se enfrenta o Sistema todo, ou não avançamos.

Dra Yula de Lima Merola: Pesquisadora de Pós Doutorado da Unifal e Especialista em Gestão e Liderança Pública

Share this post

Back to Blog