Crianças inspirando o desenho da cidade: A primeira infância precisa ser prioridade
Crianças inspirando o desenho da cidade: A primeira infância precisa ser prioridade
Em 2016 tivemos a publicação o Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257) estabelece o direito de brincar, ao cuidado de profissionais qualificados em primeira infância, a ter mãe, pai e/ou cuidador em casa nos primeiros meses de vida, a ser prioridade nas políticas públicas que são algumas das garantias asseguradas pelo Marco Legal.
E porque? Se uma cidade conseguir oferecer qualidade de vida às suas crianças também o fará para toda sua população
Sabemos que cuidar da primeira infância é o primeiro grande passo para a qualidade de vida das gerações futuras, pois é indutora da redução das desigualdades por ter impacto em várias dimensões da sociedade e tem impacto no Futuro. Então é urgente discutir esta Política Publica. Estudos comprovam que investir na primeira infância é contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Não é uma tarefa fácil e de uma pessoa só,mas de uma rede
Este ano teremos eleições municipais e este tema é chave para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, justa e sustentável. É um cuidado do presente que dialoga com o futuro. E o que é mais importante para a vida do que a primeira infância?
E os municípios podem assumir este protagonismo independente de governos federais, com a participação da sociedade numa gestão compartilhada.
Precisamos repensar que Cidade nós queremos. Sabemos que precisamos fazer o ajuste fiscal, fazer o equilíbrio financeiro, não é possível continuar fazer dívidas, pois sabemos o final desta história: desemprego e desigualdade social. Mas devemos nos questionar, quais são as nossas prioridades? E sabemos que a Educação deve ser a prioridade de qualquer governo, pois são direitos básicos e fundamentais
Então fica o recado, uma política publica só é bem sucedido se conseguir transformar a vida das pessoas. E os nossos pequenos merecem respeito, zelo, amor e muito cuidado, porem repleta de desafios.
Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Docente da Faculdade Pitágoras, Farmacêutica da Assistência Farmacêutica de Poços de Caldas-MG e Empreendedora Cívica da RAPS, aluna RenovaBR. Pré candidata do partido Cidadania.