Você conhece o destino do lixo da nossa cidade?
Você conhece o destino do lixo da nossa cidade?
Aqui todos os dias trafegam caminhões abarrotados de resíduos.
Um cheiro insuportável devido a decomposição da matéria orgânica
Todos concordam comigo que é local insalubre. Aqui trabalham todos os dias em torno de 100 homens e mulheres, que disputam cada metro quadrado em busca da sobrevivência. O futuro da profissão, porém, segue incerto com o fechamento do Lixão
São esses trabalhadores, que, de alguma forma, cuidam do meio ambiente, coletando e separando o que é descartado pela população.
Todos sabem que este “Aterro Controlado” deveria estar “fechado” ou adequado este ano, mas passados quase 30 anos, o espaço acumula toneladas de detritos.
Antes de fechar este “Lixão”, o governo tem que dar oportunidade aos catadores, que hoje estão trabalhando de forma inadequada, em um espaço que contemple a segurança do ponto de vista técnico, ambiental e de saúde pública.
Infelizmente isto não é uma prioridade do governo.
Muitas pessoas não fazem idéia da importância da atividade dos catadores do Lixão, mas a contribuição deles
“Nós ajudamos tirando o que é ruim para o meio ambiente. É o mesmo material que a gente pega no lixão para vender. Se a gente não fizesse isso, seriam 500 anos para ser dissolvido na terra”, diz um dos catadores
Yula Merola – Farmacêutica-Bioquímica e Doutora em Ciências. Docente da Faculdade Pitágoras, Farmacêutica da Assistência Farmacêutica de Poços de Caldas-MG e Empreendedora Cívica da RAPS, aluna RenovaBR. Pré candidata do partido Cidadania.